quinta-feira, 24 de junho de 2010

A prosposta

Era uma vez um rapaz que ia muito mal na escola.
Suas notas e seu comportamento era uma decepção para seus pais, que sonhavam em vê-lo formado e bem sucedido.
Um dia o pai lhe propôs:

- Se você meu filho, mudar o seu comportamento, e se dedicar aos estudos e conseguir ser aprovado no vestibular de medicina, lhe darei um carro. Por causa do carro o rapaz mudou de atitude. Passou a estudar como nunca, e a ter um comportamento exemplar. O pai estava feliz, mas tinha uma preocupação. Sabia que a mudança do rapaz não era fruto de uma conversa sincera, mas apenas do interesse de obter um automóvel. O que não era nada bom. O rapaz estudou com afinco e aguardou o resultado dos seus esforços. Assim o grande dia chegou. Foi aprovado no vestibular. Como havia prometido o pai convidou a família e os amigos para uma festa de comemoração. O rapaz abriu, emocionado, um pacote que o pai lhe dera. Para a supresa, o presente era uma Bíblia. O rapaz ficou visivelmente decepcionado, e nada disse. A partir daquele dia a distância e o silêncio separaram pai e filho. O jovem sentia-se traído e agora lutava por sua independência. Deixou a casa dos pais e foi morar no campus Universitário.
Raramente mandava notícias para a família. O tempo foi passando, e ele se formou, conseguiu emprego num bom hospital, e se esqueceu completamente do pai. Todas as tentativas do pai para reatar os laços foram em vão. O velho muito triste com a situação, não resistiu. Faleceu. No enterro, a mãe entregou ao filho, a Blíblia que tinha sido o último presente do pai, e que havia deixado para trás. De volta a sua casa, o rapaz, que nunca perdoara o pai, ao colocar a Blíblia numa estante, notou que havia um envelope dentro dela e, ao abri-lo, encontrou uma carta e um echeque.

A carta dizia:

''Meu filho, sei o quanto você deseja ter um carro. Eu prometi e aqui está o cheque para você comprar um. Escolha aquele que mais lhe agradar. No entanto, fiz questão de lha dar um presente ainda melhor, a Blíblia Sagrada. Nela aprenderás os ensinamentos de Deus e a Fazer o bem, não pelo prazer da recompensa, mas pela gratidão e pelo dever de consciência.''

Corroído de remorso, o filho caiu em profundo pranto, não perdoando a si próprio. Como é triste a vida dos que não sabem perdoar! Isto leva a um fim ainda pior. A vida é muito curta e não podemos perder tempo guardando remorso. Quem sabe você encontra um ''cheque escondido'' em cada adversidade da sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário